Perdido nos Sonhos

Entrevista com o escritor Jairo Sarfati

/
4 Comments
Vocês conhecem o livro "Diário Póstumo de Charlotte" do escritor Jairo Sarfati? Para quem não conhece, irei deixar a sinopse para que conheça um pouco mais o trabalho do escritor.

Sinopse: "A morte era a única maneira de escapar daquela dor; a dor de meu corpo ensanguentado era menor que a dor de cada risada, era menor do que a dor de ver o rosto de Victor ao saber de tudo aquilo, de minha paixão, principalmente. Quem diria que a morte seria o alívio para toda aquela dor. Não pude mais resistir..." Existe vida após a morte? Será que existe um amor tão forte que conseguiria atravessar uma vida, e florescer em outra? Charlotte é uma garota humilde e fora dos padrões estéticos que mora no subúrbio de Londres, estuda em uma escola particular por ser bolsista. Isolada e sem amigos, ela conta apenas com o seu diário para desabafar, até encontrar um jovem transferido, chamado Victor. Mas o que aconteceria se algo interrompesse a sua vida medíocre e a recolocasse no corpo de uma jovem bonita e de alta sociedade? Será que os seus laços com Victor continuariam tão estreitos? A morte pode não ser o fim para sua história.
Então, o que acharam só de ler a sinopse e ver a capa? O livro já aparenta ser bem interessante não é mesmo? Mas vamos ao que interessa, entrei em contato com o escritor onde fiz uma entrevista com séries de perguntas para ele, vamos vê-las então:



1. Quando você descobriu que queria ser escritor?
Desde criança eu queria ser artista, sabe? Fazer arte, seja qual fosse. Quanto eu tinha 16 anos eu comecei a rabiscar pequenos textos, até finalmente achar a arte que seguiria.

2. Antes de escrever seu livro, você escrevia textos, poemas, poesias e etc? 
Sim, eu tinha um blog chamando “Am I the ONLY one?” onde eu escrevia periodicamente poemas e textos. Foi aí que comecei a conversar de fato com os leitores, através dos meus primeiros textos.

3. De onde veio a ideia da criação dos seus personagens? Eles foram inspirados em pessoas reais ou foram criados a partir de sua imaginação?
Eu gosto muito de analisar as pessoas ao meu redor, dizem que tenho vocação para psicólogo, etc, e analisando alguns trejeitos de algumas pessoas acabei construindo meus personagens. Não foram inspirados em uma pessoa em especial, mas em várias. 

4. Que tipo de leitura você mais aprecia e qual foi o escritor que lhe influenciou a escrever histórias?
Eu amo ler fantasia, tipo Harry Potter. Quando comecei a escrever eu me inspirei bastante por uma escritora nacional; Carolina Munhóz, ela é fantástica. 

5. Antes de escrever seu livro, você usou algum material como referência para escrever ou as ideias apenas foram brotando do seu consciente?
Eu escrevo um roteiro, dividindo os capítulos e escrevendo um resumo dos acontecimentos no capítulo, quando eu termino o roteiro, passo para a pesquisa, depois a construção dos personagens e por fim escrever. O que demora na produção de um livro não é escrevê-lo de fato, são todos os elementos por trás. 

6. Você se imagina fazendo outro tipo de trabalho que não seja escrever livros?
Não consigo imaginar minha vida longe dos livros, como eu já disse uma vez, eu caí de cabeça nesse mundo, sem retorno. Se não continuar a escrever serei tradutor, revisor ou crítico. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa senão isso. 

7. Você é a favor de blogs? Você gosta da liberdade das pessoas em postar suas opiniões sobre seu livro pro exemplo?
Sim, mas depende da liberdade. Existem críticas negativas, positivas, construtivas e pejorativas. Algumas pessoas simplesmente xingam alguns livros, e acho isso bastante feio, isso já é pejorativo e não negativo nem muito menos construtivo. Sou a favor de críticas construtivas!

8. Já planeja o lançamento de um novo livro?
Venho trabalhando na continuação do meu primeiro livro, e espero lançá-lo em breve.


E vocês o que acharam das respostas do escritor e do seu livro? Eu simplesmente adorei entrevista-lo e fiquei super interessado no próprio livro, não vejo a hora de dar inicio a leitura. Um grande abraço e até a próxima!


Você também deverá gostar de:

4 comentários:

  1. Bela entrevista e o livro parece ser bom.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Arthur, ainda não li o livro, mas ele aparenta ser realmente ótimo!
      Abraços x)

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela boa entrevista, foi muito bom conhecer mais sobre o autor ^^. E quanto ao livro, parece ser bem interessante.
    Abaços
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, estou ótimo e você? õ/
      Muito obrigado e é realmente sempre bom conhecer um pouquinho mais de um escritor realmente.
      Abraços x)

      Excluir