Perdido nos Sonhos

Resenha: Um Dia - David Nicholls

/
3 Comments
Autor: David Nicholls
Numero de páginas: 412
Editora: Intrínseca
Sinopse: 15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?












"Viver cada dia como se fosse o último... quem tinha energia para isso? E se chovesse ou você estivesse de mau humor? Simplesmente não era prático."

Um Dia poderia ser mais um livro de romance onde contém finais óbvios em que os protagonistas acabam com um final feliz, mas não, não este livro, ele se torna muito bom por nos surpreender bastante. O livro vem contar a história de Emma e Dexter, que puderam se conhecer em 1988, dia em que os dois se formaram. Eles puderam passar um dia juntos, no qual foram se conhecendo um ao outro um pouco. A partir daquele momento, por mais que eles não tenham continuado uma relação romântica, ambos continuam amigos, os melhores amigos um do outro. Emma tinha como personalidade uma garota esperta com um complexo de inferioridade em relação a sua real beleza e Dex é um galanteado interessado em fama e mulheres, que juntos compartilham as perspectivas de um futuro.

Cada capítulo do livro acontece no dia 15 de julho com anos progressivos, dia esse que eles se conheceram. A história tem seu fim em 15 de julho de 2007, depois de 20 anos do primeiro encontro dos dois. A cada capitulo (e conseqüentemente, cada ano) que se passa, a relação dos dois começa a tomar caminhos totalmente inesperados.

A cada capitulo também finalizado, partimos de uma realidade sólida para outra, onde, não sabemos para que ponto seremos transportados. A princípio cada um leva uma vida isolada, aceitando aquilo que lhes foi atribuído, vidas que conseguem ser totalmente diferente daquilo que um dia, eles conseguiram imaginar. Contudo, mesmo com a distância que foi formada com o tempo entre os dois, Emma e Dex conseguem manter contato e uma bela e também irresistível se mantém entre os dois.


O interessante do livro, é que ao passo que vamos nos envolvendo mais com a história, começamos a crescer junto com eles. Trata-se de anos e muitas mudanças. A narração é feita em 3° pessoa, com uma leitura muito agradável e com bonitas citações no inicio de cada parte. O livro já conseguiu sua versão também nos cinema, que teve sem lançamento em 2011 pela Universal Pictures. Sobre o filme eu não tenho nada o que reclamar, bons atores com papeis certos, não consigo imaginar um filme sem a Anne Hathawey vivendo o papel de Emma e Jim Sturgess vivendo Dexter.O que dizer quanto a esse livro? Eu sinceramente não sei descrever com palavras, apenas não me canso de lê-lo inúmeras vezes, como já fiz anteriormente. A história nos traz uma percepção diferente e ao mesmo tempo singular.


Você também deverá gostar de:

3 comentários:

  1. muito bom seu blog http://roddesenhos.blogspot.com.br/ esta ai o meu passa la e comente mesmo se não gostar com criticas me faz uma maneira de melhorar meu blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Jackson!
    Legal teu blog! Também tenho um blog literário :
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/
    Ainda bem recente feito o teu, mas estamos progredindo gradativamente.
    Parabéns pelo trabalho. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog é realmente muito lindo, adorei Hemilly! Vou começar a acompanha-lo.
      Beijos.

      Excluir