Perdido nos Sonhos

Resenha: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

/
1 Comments
Autor: Antoine de Saint-Exupéry 
Número de páginas: 96
Editora: Agir 
Sinopse: Livro de criança? Com certeza! Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos. Reaparecem as lembranças de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.









"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos"

O Pequeno Príncipe narra a história de um aviador que após o pane de seu avião, acaba tendo que fazer uma aterrissagem forçada que acaba parando no meio do deserto do Saara. Perdido e tentando de alguma forma consertar seu avião antes que sua reserva de água acabe o aviador é surpreendido por um menininho com roupas estranhas que lhe enche de perguntas. O aviador então o chama de Pequeno Príncipe. O principezinho logo trata de ter uma amizade com o aviador. E aos poucos ele vai contando a sua história, de onde ele veio, onde ele mora e é quase impossível não sermos conquistados pela sua inocência, ingenuidade e ao mesmo tempo sua sabedoria. Cada vez mais desperta no aviador a curiosidade e também afeto pelo principezinho, e nós leitores também.

O livro sofre um pouco de preconceito, pois é considerado por muitos como uma obra infantil, que apenas crianças podem lê-lo, mas estão enganados, já que essa talvez tenha sido a idéia do autor ao escrever a obra: Você não precisa ser uma criança para ler o livro, apenas precisa deixar de agir como um adulto o tempo todo, e tentar enxergar o mundo com menos preocupação e mais pureza.


No livro são citados vários conhecidos do príncipe, como: O rei, o homem presunçoso, o bêbado, o homem de negócios, acendedor de lampiões, geógrafo, a rosa e a raposa entre mais alguns. Descobrimos através das histórias do príncipe, que ele veio de muito longe e até chegar ao deserto e conhecer o aviador, participou de longas jornadas. Nessa jornada o Pequeno Príncipe saiu de seu asteróide, lugar onde ele cria três vulcões - sendo um deles desativado - e uma rosa, em busca de uma aventura. Disposto a conhecer o que o universo poderia lhe proporcionar, o rapazinho viaja por outros asteróides conhecendo novas pessoas em cada um deles e aprendendo novas lições sobre a vida. A sétima parada do príncipe é exatamente na terra. Depois de dias de caminhada, aprende sobre o planeta e tem uma nova visão sobre esse mundo.

Seja criança, adolescente ou até um adulto, isso realmente não importa você deveria separar um pouco do seu tempo para ler este livro. “O Pequeno Príncipe” pode ser um livro bastante curto, mas suas palavras definitivamente possuem um grande poder sobre quem às lê.
  
Então é isso pessoal, ontem o blog ficou sem conteúdo, pois fiquei sem tempo para postar, algo, mas hoje voltamos à mesma rotina. Até a próxima galera!




Você também deverá gostar de:

Um comentário:

  1. Olá,

    Como alguns devem saber, toda a obra original de Antoine de Saint-Exupéry entrou em Domínio Público em 1/1/2015 (exceto nos EUA e na França). Isto significa que o seu maior clássico, "Le Petit Prince", também está em Domínio Público. Ao longo de 2014 eu traduzi a obra francesa para o português e trabalhei nas mais de 40 ilustrações originais para criar uma edição digital com a maior qualidade possível. Este ebook se encontra atualmente à venda na Amazon pelo preço mínimo, R$1,99. Esta foi a forma que encontrei de levar esta obra monumental para o maior número possível de corações. Se lhes interessar, segue o link:

    amazon(dot)com(dot)br/gp/product/B00RO2K7XC/

    Com carinho,
    O tradutor.

    ResponderExcluir